Mapa do Site

:: Calculadoras


1. Calculadora de Velocidade na Corrida ou "ritmo da corrida". (cortesia do site Webrun)

A medida mais real que o corredor de rua dispõe para calcular a sua velocidade é o tempo que leva para percorrer um quilômetro. É o chamado "ritmo da corrida". Essa calculadora permite que o(a) corredor(a) ao introduzir o tempo em que concluiu uma corrida e a distância percorrida, ela forneça o ritmo que é expresso no tempo (em Min e Seg) gasto para se correr a distância de 1 (um) km. Ou seja a velocidade em uma corrida é expressa em Min:Seg / km. 

LEIA: TODA CORRIDA FICA MELHOR QUANDO VOCÊ SABE EM QUE VELOCIDADE CORRER!

2. Calculadora Amigável de Tempo Corrigido pela Idade (cortesia de Soeiro Informática Ltda)

A WAVA - Associação Mundial de Atletas Veteranos (Agora World Master Athletics) desenvolveu um conjunto de tabelas graduadas por idade - fatores de correção, dependentes da idade do atleta e da distância da prova, que, aplicados ao tempo de prova de um atleta numa determinada distância, permite calcular o tempo que o atleta obteria se estivesse nos seus vinte anos ou parte dos trinta, dependendo da distância da prova. Assim é possível comparar o desempenho de atletas de idades diferentes numa mesma prova - não necessariamente quem chegou na frente teve o melhor desempenho.
As tabelas contém ainda o récorde para cada idade: récorde mundial da prova (masculino e feminino) corrigido para a idade. Comparando-se o tempo corrigido do atleta com o récorde para sua idade e sexo, obtém-se o nível de desempenho do atleta, um percentual do récorde. Desta forma pode-se comparar o desempenho de atletas independentemente de idade e sexo. Dependendo do seu nível de desempenho, um atleta é considerado de nível local, regional, nacional ou mundial.
As tabelas "Aged-Graded" estão disponíveis para atletismo (pista e campo), corridas de longa distância e marcha atlética.
É interessante observar que muitas competições (USA) estão utilizando, para premiação, além das tradicionais faixas etárias de 5 anos, o critério de graduação por idade. Elas oferecem modestas medalhas para os 3 primeiros de cada faixa e prêmio em dinheiro para os mais bem colocados pelo critério de idade. Outra vantagem deste critério de premiação é evitar o problema, principalmente em eventos com poucos participantes, de ter mais troféus para distribuir do que concorrentes na respectiva categoria, o que torna o evento dispendioso para o organizador e sem muito significado para o atleta.

Utilize a calculadora abaixo para conhecer seu nível de desempenho.

Calcule aqui o seu Desempenho Ajustado pela idade do atleta

3. Calculadora do Índice de Massa Corporal (IMC) (Cortesia do site Webrun)

Essa calculadora permite que, ao se introduzir a altura e o respectivo peso, seja calculado o Índice de Massa Corporal (IMC), que é uma medida do grau de obesidade uma pessoa. Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.

 

Com o resultado do cálculo de IMC, consulte abaixo a tabela da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade para saber como está seu índice:

Tabela IMC

Cálculo IMC Situação
Abaixo de 18,5 Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II
40,0 e acima Obesidade grau III
.:: Patrocinadores ::.
CORCE - Corredores de Rua do Ceará - ©2007 - Todos os Direitos Reservados