
Foto: Ivan Pacheco/Terra
O brasileiro Solonei Silva coroou, neste domingo, sua uma ascensão meteórica no atletismo ao conquistar a medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O atleta de 28 anos, que até ano passado era coletor de lixo, dominou com folga a prova mais longa do atletismo, com 42.195 metros.
(clique na imagem e veja a vitoria do brasileiro na Maratona)
O brasileiro, que costumava correr com sacos de lixo na mão e fugir de cachorros bravos em Penápolis, no interior de São Paulo, completou a prova em 2h16min37. A segunda colocação ficou com o colombiano Diego Colorado, que cravou 2h17min13s, enquanto o também colombiano Juan Cardona ficou com o bronze, terminando em 2h18min20s.
Solonei da Silva chegou a Guadalajara credenciado pelo bom desempenho na temporada. O atleta teve sua melhor performance em abril, quando venceu a Maratona de Pádova, na Itália, com tempo de 2h11min32s. Nenhum dos outros 20 concorrentes havia conseguido tal marca, suficiente para bater o recorde pan-americano pertencente portorriquenho Jorge Gonzalez: 2h12min43s.
Desta forma, mantem-se o predomínio brasileiro na maratona pan-americana, que já dura quatro edições. Antes de 2011, foram outros três ouros: Franck Caldeira, em 2007 (Rio de Janeiro) e Vanderlei Cordeira de Lima, em 2003 (Santo Domingo) e 1999 (Winnipeg). Antes, o País também venceu em 1987 (Indianápolis), com Ivo Machado Rodrigues.
No feminino, o Brasil também fez bonito na maratona: Adriana da Silva triunfou com uma impressionante arrancada nos quilômetros finais.
Fonte: Portal Terra
Mais notícias da vitória do brasileiro na Maratona dos Jogos do PAN (site da CBAt)
Edição: CORCE on line - 30Out2011|1400